Minuto da Qualidade 11

Minuto da Qualidade
Minuto da Qualidade

Para que servem os indicadores de desempenho?

Medir resultados positivos e negativos de um trabalho é importante para que a diretoria da Princesa dos Campos entenda o que está acontecendo na gestão, quais mudanças devem ser feitas e quais foram os impactos das alterações já realizadas.

Para melhorar é preciso medir. E tudo o que não é medido não é administrado. Você pode utilizar diversos indicadores diferentes, que serão classificados em relação ao seu objetivo final ou relacionados com uma área específica do negócio.

A classificação dos indicadores de desempenho é a seguinte:

  • Indicadores de desempenho estratégicos
  • Indicadores de desempenho de qualidade

Indicadores Estratégicos

São os tipos de indicadores mais importantes, pois podem dar ampla visão dos objetivos e metas mais gerais da empresa, bem como permitir a comparação de ações anteriores com resultados atuais.

Indicadores de Qualidade

Normalmente a qualidade está ligada à conformidade ou não de um produto ou serviço entregue e, com isso, permite observar falhas no processo, gerenciamento ou prestação de um serviço. No caso da Princesa, a qualidade poderia ser medida por uma pesquisa de satisfação do cliente, via SAC, via registros de não conformidade no Se-Suite, e outras informações importantes sobre a qualidade de tudo o que oferecemos aos nossos clientes de transporte de passageiros e encomendas.

Não alimentar os indicadores ou usar informações pouco confiáveis criará insegurança para a tomada das decisões necessárias para garantir a qualidade do desempenho da empresa como um todo.

A equipe da Qualidade está trabalhando intensamente para colocar todos os indicadores no Se-Suite, que em breve estarão disponíveis e acessíveis para que todos os colaboradores possam acompanhar como está o desempenho do seu setor.

*Você tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Ou então fez alguma coisa a mais na sua atividade do dia a dia que evidencie a Qualidade? Envie para nós no qualidade@princesadoscampos.com.br.

Sobre EPC 3258 Artigos
Perfil de administração do blog Entre Amigos.