Minuto da Qualidade 12

Minuto da Qualidade
Minuto da Qualidade

Auditoria Interna, é agora!

A Princesa dos Campos está passando por auditoria interna da qualidade. Todos os nossos principais processos estão sendo auditados, e estamos indo muito bem. Mas muitas pessoas ficam nervosas quando o auditor chega ao setor. É compreensível, mas ao mesmo tempo, não é necessário sofrer por causa de uma auditoria.

A Auditoria Interna consiste numa verificação do andamento dos trabalhos, comparando com o que a ISO 9001:2015 pede. São feitas perguntas sobre a rotina, sobre documentos, a política, metas e indicadores. Mas nada que não seja parte da rotina do auditado. 

A Auditoria Interna é um momento de reflexão, de olhar para dentro da própria empresa e do próprio trabalho. Ela busca a conformidade, e normalmente todos ou a imensa maioria dos itens verificados estão conforme. 

E quando aparece uma não conformidade? 

Na auditoria interna a não conformidade é bem vinda, pois da à empresa e ao setor uma oportunidade de tratar todas as possíveis falhas e, assim, melhorar os seus processos de forma organizada e planejada. 

Para se sair bem numa auditoria, basta manter a tranquilidade e lembrar que tudo o que for abordado irá tratar única e exclusivamente da sua rotina.

Sobre EPC 3265 Artigos
Perfil de administração do blog Entre Amigos.