Minuto da Qualidade 13

Minuto da Qualidade
Minuto da Qualidade

A Princesa dos Campos é uma empresa sólida, presente no mercado por mais de 80 anos, reconhecida nacionalmente pelo alto padrão de qualidade que entrega em todos os seus serviços aos clientes. Todos os meses nós transportamos milhares de pessoas e milhões de reais em cargas por toda a nossa malha. Sem dúvida é uma empresa que contribui para o desenvolvimento do país, gerando emprego, tributos, aproximando pessoas e distribuindo riquezas.

Mesmo com todos esses predicados, seria possível ser melhor ainda na realização dos serviços? A resposta é um grande e sonoro SIM. É possível melhorar em todos os aspectos: na qualidade dos processos, na redução de retrabalho, nos controles de indicadores, na gestão do negócio, na qualificação do pessoal, no controle e redução de custos e na relação com o cliente, que é o grande motivo de tudo o que fazemos para sermos melhor a cada dia.

Recentemente oferecemos um curso de Ferramentas da Qualidade, com base no PDCA, focado na análise e solução de problemas de ENCOMENDAS. Foi um sucesso. Três Times de Melhoria se formaram e iniciaram um trabalho muito consistente de implantação de melhorias para reduzir os extravios, os pagamentos de indenizações e os erros de emissão de CTEs. Os colaboradores propuseram melhorias e em reunião com a diretoria da área, os projetos foram aceitos. Agora precisam ser colocados em prática e mensurar os resultados para verificar sua eficácia.

A Melhoria Contínua ou Kaisen é uma forma de pensar e agir, focando sempre na busca de  oportunidades de tornar a empresa mais competitiva e sólida, com a atuação conjunta da direção, gestores e colaboradores. Assim ficaremos com certeza por mais 80, 100, 150 anos no mercado.

Prof. Nelson Canabarro – Consultor da Qualidade – UTFPR/PG

Sobre EPC 3265 Artigos
Perfil de administração do blog Entre Amigos.