Minuto da Qualidade 9

Minuto da Qualidade
Minuto da Qualidade

Mentalidade de risco – 2

Um sistema de gestão da qualidade deve buscar a promoção de três saídas ou entregas dentro da Princesa dos Campos:

  1. O serviço deve sempre sair conforme os requisitos do cliente.
  2. O cliente deve estar sempre satisfeito.
  3. Os objetivos da empresa devem ser sempre alcançados.

Notem que as três coisas estão interligadas, porque se fizermos o serviço corretamente, o cliente ficará satisfeito e a Princesa dos Campos vai alcançar seus objetivos.

A ISO 9001:2015 nos pede que em todas as atividades realizadas diariamente no nosso local trabalho prestemos atenção naquelas pequenas incertezas que aparecem todo dia na nossa rotina. Se essa incerteza pode provocar um efeito negativo em qualquer uma das três saídas, ou seja, pode vir a produzir uma não conformidade por exemplo, que vai gerar uma reclamação do cliente e, consequentemente, vai afetar os objetivos da empresa, aí existe um risco que não pode ser negligenciado.

Por isso é preciso identificar claramente os riscos em suas atividades e tomar medidas para tentar evitar que ele se realize. Lembre que o risco não deve ser confundido com a não conformidade, porque a não conformidade já é o efeito real de um risco que não recebeu a devida atenção e não foi tratado adequadamente.

A nossa equipe da qualidade está convidando, com hora marcada, todos os setores para fazer a análise de seus processos, identificar os riscos presentes no dia a dia e propor as ações para controlar ou anular esses riscos e seus efeitos. Não deixe o departamento vulnerável, previna-se mapeando e controlando as incertezas em seu trabalho.

*Você tem alguma dúvida, sugestão ou comentário? Ou então fez alguma coisa a mais na sua atividade do dia a dia que evidencie a Qualidade? Envie para nós no qualidade@princesadoscampos.com.br.