Limão aumenta a imunidade, mantendo o corpo protegido por mais tempo

A defesa do organismo atua como uma verdadeira barreira, sendo responsável por manter o corpo livre de elementos agressores que possam causar problemas indesejáveis. “O sistema imunológico é um complexo de dispositivos diferentes, que funcionam de maneira simultânea para proteger o organismo. Ele é responsável por defender o corpo contra infecções e, ao mesmo tempo, rejeitar tecidos estranhos”, explica o infectologista Jacyr Pasternak. Uma alimentação rica em vitaminas ajuda na manutenção dessa estrutura. O limão aumenta a imunidade, por exemplo, fortalecendo a saúde do organismo.

Excelente versão

Sabia que um copo de limonada por dia já é o bastante para ajudar o organismo a aumentar a imunidade? Isso mesmo! Essa qualidade refere-se, principalmente, às altas quantidades de vitamina C , um dos nutrientes que mais contribuem para o bom funcionamento do sistema imunológico.

A vitamina C, além de melhorar o sistema imunológico do corpo, atua como um poderoso antioxidante, nutrindo e protegendo as células de danos causados pelos radicais livres. É considerado um nutriente importante no tratamento de problemas de circulação e doenças relacionadas ao estresse”, ressalta o nutrólogo Euclésio Bragança.Manter uma alimentação equilibrada e rica nutricionalmente é o principal passo para quem busca por uma imunidade regular. “Para afastar o risco de doenças, a melhor estratégia é a nutricional, com a obtenção de nutrientes adequados por meio de uma dieta equilibrada, variada, fracionada e suplementada”, afirma o especialista. E tudo isso você pode encontrar no limão.

Limão aumenta a imunidade graças a sua vitamina

O corpo humano não consegue sintetizar nem armazenar vitamina C. Precisamos, diariamente, de pelo menos 60mg da vitamina. É por isso que é necessário repor sua quantidade no organismo todos os dias, com o consumo de alimentos ricos nesse nutriente.

O limão é uma ótima opção para quem está com a imunidade baixa ou mesmo para suprir a necessidade da vitamina no dia a dia! Um limão já é capaz de fornecer a quantidade diária recomendada de vitamina C.

Como esse tipo de vitamina ela se perde rapidamente quando a fruta entra em contato com o ar, é importante consumir o suco da fruta logo após ser extraído. Esse poderoso nutriente participa da produção de anticorpos no organismo.

Sua falta pode causar dores nas articulações, cansaço, inflamações nas gengivas e irritações na pele. E é também por causa dessa vitamina que o limão previne e combate a anemia, pois ajuda a absorver o ferro presente na fruta e em outros alimentos consumidos nas refeições.

Receita de limonada fortificante

Ingredientes:

  • 2 limões taiti
  • 500ml de água gelada
  • 4 colheres (sopa) de leite condensado
  • 1 colher (sopa) de açúcar
  • Gelo a gosto

Modo de preparo:

Corte os limões em 4 partes e retire as partes brancas. Coloque no liquidificador, adicione a água, o leite condensado, o açúcar e bata por 2 minutos. Passe por uma peneira, transfira para copos altos, adicione o gelo e sirva, se desejar, decorada com rodelas de limão.

Por Redação Alto Astral

Fonte: altoastral.com.br/limao-aumenta-a-imunidade