Você está com seu cartão de vacinação em dia?

690DF7EC-2026-42DE-B717-9135FB9E90DE

Assim como as crianças, é muito importante que os adultos mantenham suas vacinas em dia também. Quem está com as vacinas desatualizadas, acaba colocando em risco não só a sua saúde, mas também pode se tornar um transmissor de doenças, em especial para crianças e idosos, que são os grupos mais vulneráveis.

Veja a lista de vacinas disponibilizadas para adultos de 20 a 59 anos pelo Sistema Único de Saúde (SUS):

  • Hepatite B: são 3 doses para quem não tomou durante a infância ou nunca teve a doença.
  • Febre amarela: dose única
  • Tríplice viral: protege contra sarampo, caxumba e rubéola. Caso não tenha sido vacinado, deverá receber 2 doses os adultos de 20 a 29 anos ou 1 dose para adultos de 30 a 49 anos.
  • Dupla adulto (dT): protege contra a difteria e tétano. É necessário um reforço a cada 10 anos.
  • Pneumocócica 23 Valente: protege contra pneumonia, otite, meningite e outras doenças causadas pelo Pneumococo. Esta vacina é indicada para a população indígena e grupos-alvo específicos.

Caso você tenha perdido o cartão de vacinação, a orientação é para procurar o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar o histórico de vacinas e fazer a segunda via.

E aí, como está o cuidado com a sua saúde? Verifique como está sua caderneta de vacinação e,caso esteja faltando alguma vacina, procure a unidade de saúde mais próxima de você. Que tal começar 2020 com as vacinas em dia?

Sobre EPC 3268 Artigos
Perfil de administração do blog Entre Amigos.